II WINCHESTER PERFORMANCE MOSTRA – [2020]
Dia 27, terça-feira
DOUBLE JORNEY
Bad’Lua
Sinopse:
A performance perpassa pela contação de história de um casal de Danças Urbanas, onde eles resolvem unificar suas jornadas de danças através de músicas, vídeos, fotos, recortes de jornal que construíram ao longo de três décadas.
Ficha técnica:
Proponente: Emerson Bad´s Crew
Projeto e idealização: Emerson Bastos Sereni
Dançarinos: Lua – Bruna Luane Dadalte Bonito e Emerson Bastos Sereni.
Livre. 30 minutos.
E_MO_ÇÃO –
Sávio D’Agostino
Sinopse:
Experiência sensorial com músicos e performers a partir de uma emoção informada pelo diretor do projeto e uma fotografia. A experiência envolve imagem, música, dança e vídeo para gerar uma emoção ao público, onde os artistas envolvidos, sem ter contato uns com os outros, expressam suas criações que somadas se tornam a obra final, com o intuito de transmitir o mesma emoção. A ideia é que parta de um mesmo estímulo, a fotografia e uma emoção específica, para todos os artistas envolvidos, e com isso crie sua arte. O experimento deseja verificar o quanto a mesma emoção específica consegue ser transmitida ao público, mesmo representada por artistas diversos.
Ficha técnica:
Guitarra: Lucas Rocha
Bateria: Andressa Maria
Piano: Paula Nogueira
Performers: Andrea Capelli e Christina Martins
Captação de imagens e edição de vídeo: Marcelo Nogueira
Produção, captação de som e edição de áudio: Sávio D’Agostino
Livre. 60 minutos.
PRETA COR
Christina Martins
Sinopse:
Agora. O fatídico agora. Eu estou finalmente comigo, agora. Mas para tanto, estive longe de mim, estive com outros e para os outros. E agora eu vejo isso claro, biologicamente, em minha arvore genealógica e em meu DNA. Está impresso para que eu nunca me esqueça: eu estive perdida de mim. Sou o que me fiz, mas também sou o que me fizeram. A partir de memórias pessoais e inventadas jogadas no lixo, a ligação intrínseca do individuo com suas origens, é trazida ao foco por meio da poesia, da palavra, dança e ação. São as memórias da menina se descobrindo, da mulher que vos fala e de um povo, uma cultura, mil outras historias.
Ficha técnica:
Atriz e idealizadora do projeto: Christina Martins
Produção Geral e Elaboração de Projeto: Deivison Miranda
Produção Executiva e Revisão de Projeto: Suria Amanda
Operação de streaming: Deivison Miranda
Operação técnica de som e luz: Suria Amanda
Concepção de cenário, figurino, som e iluminação: Christina Martins e equipe de produção criativa
Apoio local e técnico: Cia. Cênica
Livre. 40 minutos.
Dia 28, quarta-feira
NAQUELA MESA
Daniel Santo Forte
Sinopse:
Para discutir e repensar a construção das masculinidades, um pai cozinha pratos inéditos para seu filho. As receitas são escolhidas de acordo com suas histórias como documento afetivo das relações dos convidados com os homens de sua ancestralidade. Durante o processo de preparo da refeição, conta a história de cada prato e das pessoas que ofereceram este presente.
Ficha técnica:
Performer: Dániel Santo Forte e convidados
Programa Performativo: Tauane Santo Forte
Livre. 150 minutos
IN FLUENTE
Elissa Pomponio
Sinopse:
Exercício de materialização de uma memória imaterial a partir de impulsos sonoros de uma cidade imaginada.
Ficha técnica:
Performer: Elissa Pomponio
Desenvolvimento técnico: Gustavo Arão
Vídeografista: Vinicius Dall’Acqua
Livre. 120 minutos.
RELER
Homero Ferreira
Sinopse:
No lugar de religar, o reler.
Ficha técnica:
Performer: Homero Ferreira
Apoio Técnico: Tauã Teixeira
Livre. 180 minutos.
Dia 29, quinta-feira
BANQUETE ANTROPÓFAGO
Coletivo Barteliê
Sinopse:
A preparação de um inusitado banquete, preparado sobre o corpo de um performer, propõe reflexões sobre consumo, alimentação e meio ambiente.
Ficha técnica:
Performer: Harlen Félix
Cozinheiro: Ronaldo Vilerá
Montagem: Carol Escabin
Livre. 60 minutos.
QUERIDOS SOBREVIVENTES DA GRANDE CATÁSTROFE
Cia. do Santo Forte
Sinopse:
Um coletivo de artistas tenta sobreviver artisticamente em meio a uma pandemia. Em busca de manterem-se vivos, trocam afetos e provocações a distância mediados pela tecnologia para suprir não-presença de seus companheiros. Conduzidos por um maestro que rege as ações, as atrizes e atores investigam o que sobrou do corpo, do espaço e da fé.
Ficha técnica:
Performers: Fabiana Abranches, Reni Trombi, Tauane Santo Forte, Aguinaldo Moreira de Souza, Dániel Santo Forte e Harlen Félix.
Livre. 60 minutos.
CÁRCERE POR SOPHIA
Prophanys
Sinopse:
“Viver é mais difícil que me disseram, não viver infinitamente mais doloroso”. Sophia, uma mulher trans nos conta sua trajetória de criança até a vida adulta, seus desejos, alegrias e tristezas.
Ficha técnica:
Ator/escritor: Michael Kennedy Oliveira Diniz
Sonoplastia: Luis Felipe Maia Costa
Iluminação e transmissão: Ana Carolina Morais
Livre. 35 minutos.
Dia 30, sexta-feira
COMIDA ESTRANHA
Orniz
11h – Youtube | Facebook | Tik Tok
Sinopse:
O ato de comer nos acompanha desde quando ainda éramos primatas. No entanto, nossa alimentação nem sempre foi a mesma. As facilidades do mundo moderno trouxeram consigo a monotonia alimentar, nos acostumamos com o que está pronto e enlatado, não nos importamos com a procedência dos alimentos e, de monocultura em monocultura, continuamos sendo colônia do velho mundo. Comida estranha é uma performance culinária gastro-revolucionária, mostrando que o comer também é um ato político e estético.
Ficha técnica:
Artista/Performer: Wagner Orniz
Produção: Gabriela Andrade
Livre. 30 minutos
NA CAMA SEM MADONNA
Murilo Gussi
Sinopse:
O ator Murilo Gussi abre as portas de seu quarto e em sua cama relata com humor acontecimentos relacionados à sua homossexualidade, passando por episódios de preconceito e auto aceitação, além de compartilhar através de números musicais suas experiências como drag queen e a influência de Madonna ao longo de sua trajetória.
Ficha técnica:
Criação e interpretação – Murilo Gussi
Livre. 45 minutos.
ARQUITETURA SANITÁRIA
Companhia Imaginária e Cia. Os Cogitadores
Sinopse:
Convidados a refletir a partir de um cômodo da casa, a obra apresenta dez personagens em uma reunião do Zoom, cada um falando a partir de seu próprio banheiro. Suas falas os situam no presente, no momento em que uma pandemia se alastra por nosso país e por diversas partes do mundo. O banheiro se transforma em múltiplas metáforas políticas, sociais, sexuais, afetivas. No segundo momento da peça, o autor se apresenta como um sujeito deslocado temporalmente, alguém que está no futuro. Como é esse futuro pós-apocalíptico, qual a arquitetura dele? A apresentação, pensada para ser realizada através da plataforma Zoom, traz ao público a proposta de que participem da experiência de dentro de seus banheiros.
Ficha técnica:
Texto e direção Tauã Teixeira
Produção Companhia Imaginária e Os Cogitadores
Elenco Alison Bernardes, Anna Raquel Martins, Christina Martins Medro, Fabiana Pezotti, Geyson Luiz, Inajara Fabiana, Marcelo Sousa, Matheus Leonel, Tauã Teixeira e Vanessa Cornélio.
Livre. 60 minutos.
HISTÓRIA DA MENTIRA
Companhia Imaginária
Sinopse:
Parresia, do grego parrhêsia, significa “coragem de dizer a verdade”, “falar livremente”, “dizer tudo” – ainda que, ao dizer tudo, você arrisque também perder alguma coisa. Talvez você perca tudo. Há um risco na verdade. Essa peça performativa é um livre ensaio sobre a minha própria história com a mentira – sua origem, sua cronologia, seu desenvolvimento; e, também, uma analogia dessa história pessoal com o que temos de registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade.
Ficha técnica:
Concepção, dramaturgia, direção e performance de Tauã Teixeira
Produção Companhia Imaginária
Provocação cênica Maria Amélia Farah e Janaina Leite
Polígrafo desenvolvido pela Robo.Art (Vinícius Dall’Acqua e Gustavo Arão)
Trilha sonora: Raphael De Luca
Livre. 50 minutos.
Dia 31, sábado
A COLHEITA DO PEIXE
Terezinha Bilia
Sinopse:
Um sonho: um campo com muitas árvores frutíferas. Uma delas se destaca porque ao invés de frutos produzia peixes. Era uma reminiscência de infância, afinal, o vestido branco com bolinhas vermelhas da menina era um reflexo da própria artista. Como não enveredar por esses caminhos da arte após um sonho destes? “Bora” mergulhar nas telas de minha vida!
Ficha técnica:
Concepção e atuação: Terezinha Bilia
Câmera: Marcelo Matos
Fotografia: Luciane Bilia
Inspiração artística: Dona Ida, Lucas Piton, Helena Piton, Mariah Bilia
Edição: Maurício Matos
Livre. 30 minutos.
NÃO HÁ NADA AQUI
Loretta Pelosi
Sinopse:
Não há nada aqui traz memórias roubadas, infância inventada, cenas perdidas em cartas não mandadas, um agora que já foi sem nunca existir.
Ficha técnica:
Concepção e performance: Loretta Pelosi
Direção Compartilhada: Vinícius Francês e Loretta Pelosi
Pesquisa de movimento: Loretta Pelosi e Vinícius Francês
Filmagem: Eduardo Constantini
Iluminação: Venâncio Oliveira
Auxiliar de cena: Maria Inês Pelosi
Livre. 30 minutos.
PIPAPIÁPAI ou POR UM “FÍO”
GPT Sala 50
Sinopse:
O fio conduz a vida. Passa pelo umbilical até o fio representativo da morte num som uníssono de uma nota aguda. Entre eles outros fios conduzem nossa trajetória. Como o fio de uma pipa que o vento leva a caminhos caóticos, vamos seguindo sem destino definido por fios que nos surpreendem a cada momento. Um filho (fío) que chega aos 50 anos. Nos resta uma cantiga de ninar e seguir essa linha neste mundo também caótico. A esperança é que venha alguém que encontre seu fio na história. Nesse contexto criamos a cidade capital cuja maquete se encaixa no desenho de uma pipa.
Ficha técnica:
Concepção e atuação: Marcelo Matos
Atriz convidada: Mariah Bilia Matos
Fotografia: Luciane Bilia
Produção: Terezinha Bilia
Consultoria Arquitetônica: Oswaldo Angelucci
Câmera, vídeo e montagem: Marcelo Araujo
Livre. 30 minutos.