O ABAJUR LILÁS – [2005]
Primeiro trabalho do Agrupamento Núcleo 2, O Abajur Lilás reúne um cafetão homossexual, seu leão-de-chácara e três prostitutas, num jogo de opressor/oprimido, em que o conflito interno de cada personagem é a busca da redenção.
Plínio Marcos irrompe, na sua dramaturgia brasileira com uma verdade e uma violência que de súbito deslocam os valores sobre os quais repousavam nossas experiências realistas. Com a autenticidade do levantamento que Plínio faz das situações sociais e dos caracteres em jogo, as figuras do submundo pintadas pela nossa ficção se tornam de repente românticas, líricas, próximas do róseo. Nunca um escritor nacional se preocupou tanto em investigar sem lentes embelezadoras a realidade, mostrando-a ao público na crueza de matéria bruta.
A primeira impressão que se tem é a do documento – a fatia da vida cortada ainda quente do cenário original, o flagrante íntimo surpreendido de um buraco de fechadura.
DIREÇÃO
O encontro doloroso com as personagens de Plínio, o mergulho num universo marginalizado tão distante e tão próximo ao mesmo tempo. O deparar com medos, angústias, a dor da solidão e neste caso: O Abajur Lilás. Da relação dominador-dominado, a lei do mais forte, o lado onde a corda rebenta…
Quantas vezes já nos vimos deste lado? Quantas vezes já nos vimos nesta situação, sendo o universo marginal ou não? Até o questionamento político-social em que vivemos hoje, dentro dessa carga de dominação da qual estamos situados e subjugados. A impossibilidade de reação aos fatos que estão acontecendo em nossa frente, a passividade diante da vida. Sim, somos um pouco Dilmas a cada dia… E somos todos também Giros, Leninhas, Célias e Osvaldos.
A dor física dos atores nos faz sentir a dor da alma talvez mais dolorida, mais amarga, mais ácida e menos possível de cura.
Dentro de nossos domínios, o artístico, também colocado tão à margem… e por isso estamos aqui, nos entregando, para dilacerar esse humano.
Obrigado atores.
Merda!
Bhá Bocchi Prince
DIREÇÃO: Bhá Bocchi Prince
ELENCO: Ana Gabriela, Jef Telles, Laís Iracema, Silvia Negrini, Alex Celestino
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Cássio Henrique, Simbá Freitas
MAQUIAGEM: Simbá Freitas